GOVERNOSvsCOVID-19

Olá caros leitores.

Gostava de dedicar este post para expressar a minha modesta opinião, sobre a minha leitura das políticas praticadas mundialmente pelos vários governos que levaram ao estado de calamidade que nos encontrámos.

Informo que não tenho qualquer curso sobre o assunto, são apenas opiniões baseadas no que vejo e leio nos meios de comunicação.

Vou começar pelo país que para muitos é o culpado desta situação toda.

A China é um país de regime totalitário, com uma densidade populacional bastante elevada, o que leva a uns gostos gastronómicos, no mínimo estranhos, foi onde isto tudo teve início. Numa fase inicial a China tentou esconder do mundo o que se estava a passar. Desapareceram ou foram detidos médicos e jornalistas, apagadas algumas publicações, enfim tudo o que poderiam fazer.

Claro que todos nós gostaríamos que tivessem conseguido conter este surto, como conseguiram conter o SARS em 2002, mas apesar de terem fechado por completo a província de wuhan, não foi possível conter o vírus dado o seu longo período de incubação. Como é óbvio que a província de wuhan parou, mas o movimento de pessoas e produtos não. A falta de conhecimento sobre o novo vírus juntamente com sucessivos erros governamentais levaram a esta catástrofe que estamos a viver.

Com a sucessão de erros o vírus ia se espalhando. De pessoa para pessoa, de país para país e em poucas semanas o mundo estava contaminado.

Xi Jinping Presidente da República Popular da China 🇨🇳

A Itália foi o segundo país a ser fortemente afectado pelo COVID-19, mais uma vez por erros administrativos e governamentais. O primeiro grande erro como os de quase todos os países afectados, foi meter a economia acima da saúde pública. A demora em tomar as medidas que tinham que ser tomadas foi uma vantagem tremenda para o vírus e uma batalha perdida para a humanidade. Existem dois momentos em Itália que na minha modesta opinião, são os causadores do rápido contágio do COVID-19. O não cancelamento do carnaval e os jogos da champions com público. Eu passo a explicar. O carnaval de Veneza é muito popular e atrai milhares de turistas. Os turistas ao regressar aos seus países de origem transportaram com eles algo mais do que boas recordações. E o segundo momento é o jogo da champions Atalanta vs Valência, neste jogo a Atalanta venceu por 4 a 1 resultado que lhe ajudaria a passar pela primeira vez na sua história aos quartos de final da prova. Esta vitória levou milhares de adeptos para a rua em festejos. A Atlanta é um clube da cidade de Bérgamo situada na província de Lombardia uma das zonas mais afectadas de Itália. Passado uns dias após o jogo alguns jogadores e adeptos do Valência mostraram sinais de infeção por COVID-19.

Giuseppe Conte Primeiro Ministro De Itália 🇮🇹

Como é de conhecimento geral o vírus tem um período de incubação de 14 a 21 dias. E enquando os restantes países da Europa debatiam a situação e avaliavam o risco do fecho económico, o vírus ia se alastrando e não tardou muito para que Espanha e França tivessem uma bomba biológica para lidar. Mais uma vez os erros governamentais em dar prioridade á económia em prol da saúde pública ajudou o vírus a ganhar mais uma batalha. As medidas governamentais aplicadas pecam por tardias.E em pouco tempo a restante Europa estava contaminada.

Emmanuel Macron Presidente De França 🇫🇷
Pedro Sánchez Primeiro Ministro De Espanha 🇪🇸

Portugal podia ter passado quase impune a toda esta situação, se tivesse implementado mais cedo as medidas que mais tarde viria a aplicar, e posso explicar porque. Portugal já tinha o conhecimento e o exemplo de Itália e China e sabia como a doença estava a evoluir rapidamente em Espanha. A demora no fecho das fronteiras e do espaço aéreo, juntamente com a falta de controlo de quem entrava no país, foram factores determinantes para o contágio. A razão do qual o norte do país ter sido mais afectado que o sul tem uma razão de ser. Os voos que fazem ligação entre Portugal e Itália são mais recorrentes do aeroporto do Porto que o do aeroporto de Lisboa. E quando os passageiros chegavam não era feito qualquer teste nem medição de temperatura. Numa fase inicial nem eram aconselhados a permanecer em casa de quarenta. Essa medida só foi tomada depois de se confirmar o primeiro caso de infecção.

António Costa Primeiro Ministro De Portugal 🇵🇹

A Inglaterra apenas começou a ver o verdadeiro perigo após a contaminação do seu primeiro ministro. Que até essa altura compartilhava a política do seu homólogo Americano de que não iriam parar a sua económia por causa de um vírus chinês. A ideia era aproveitar que a Europa estava parada económicamente para aumentarem o número de exportações fortalecendo as suas econónomias. O problema é que este vírus não quer saber da ganância nem das políticas de cada governo. E esse atraso na tomada de medidas fez com que o COVID-19 ganha se mais uma batalha.

Boris Johnson Primeiro Ministro De Inglaterra 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿

Com a Europa praticamente toda infectada, da Rússia vinham boas notícias. A Rússia parecia que iria passar ao lado desta pandemia. Como todos sabemos o presidente russo é um homem super democrático, uma democracia muito parecida com a do governo Chinês. Apesar de em idiologias políticas se encontram em extremos opostos. Também na Rússia houve casos de excessivo uso de força para que não se soubesse toda a verdade, médicos a caírem das janelas dos hospitais onde trabalhavam por denunciarem a falta de equipamento de protecção. Com o aumento do número de população testada o pior dos cenários revelou se. E mais um país tinha perdido a batalha contra o vírus por erros de leitura dos seus governos.

Vladimir Putin Presidente Da Rússia 🇷🇺

Ao contrário dos representantes da Rússia e China que pouco falam para a comunicação social. O presidente do Estados Unidos adora estar á frente das câmaras. Começou por pensar que isto sería como a primeira e segunda guerra mundial. O Estados Unidos iram deixar que a Europa ficasse completamente devastada económicamente, para depois virem em auxílio e coletar dividendos da desgraça alheia. Começo por mostrar que estava preocupado e atento á evolução do vírus bloqueando o espaço aéreo as voos vindos da Europa. Excepto voos do Reino Unido. Devia pensar que o vírus não sabia o caminho pelo Reino Unido. Enquanto na China e Rússia, os acidentes fatais acontecem aqueles que não fazem o que lhes mandam. No Estado Unidos é mais difícil fazer isso. Então se não podemos matar demite se quem queira tomar as medidas corretas para travar o vírus. Voltamos a dar prioridade á económia em prol da saúde. E neste momento o Estado Unidos é o país mais afectado do mundo,com milhares de pessoas a perder a guerra contra o COVID-19. Devido mais uma vez a erros governamentais.

Donald Trump Presidente Dos Estados Unidos da América 🇺🇸

Na América do Sul parecia que não seria afectada, havia registro de muito poucos casos, alguns cientistas justificavam com o facto do vírus não aguentar temperaturas elevadas, mas estamos perante um vírus que deste do primeiro caso confirmado na China já sofreu 150 mutações. E muitos países da América do Sul, América Central e África não tem a capacidade de testagem que tem o restantes países. Por essa razão é difícil saber o número real de infectados e mortos.

Brasil, um dos países que neste momento têm o maior número de infectados da América do Sul. É talvez o único país que teve o seu representante máximo a dizer que este vírus era apenas e passo a citar “uma gripezinha” terá sido talvez na minha opinião, o único que quis abrir o país ao vírus. Acredito que a situação do Brasil não está pior porque os governadores estaduais ignoraram por completo a opinião do seu líder máximo.

Jair Bolsonaro Presidente Do Brasil 🇧🇷

Temos estado a perder várias batalhas contra este monstro que dá pelo nome de COVID-19, infelizmente os erros já foram cometidos e não existe maneira de voltar a trás para corrigi-los. Perdemos várias batalhas, agora vamos todos juntos respeitar as medidas que demoraram a ser impostas para vencermos esta guerra.

VAI FICAR TUDO BEM

Publicado por joao milho

Nascido em Lisboa em 1977 criado em Sintra mais propriamente na Serra das Minas. Sou um homem que ama a sua família e tem o futebol como paixão

3 comentários em “GOVERNOSvsCOVID-19

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: